Será que os filtros do Instagram estão impactando negativamente nossa auto estima?
Não é de hoje que a mídia apresenta padrões da aparência feminina e, na sua grande maioria, inalcançáveis. Os filtros do Instagram surgiram como um recurso interessante para o
aplicativo. Desde efeitos “old school”, onde era possível aplicar climas de nostalgia em nossas
fotos, evoluindo para algumas formas divertidas, como orelhinhas de cachorro, o único intuito
sempre foi o de adicionar um “tchan” cômico ou nostálgico às fotos.
Acontece que com a abertura da plataforma para efeitos personalizados, muita gente passou a hospedar novos filtros com recursos que são capazes de transformar nossa aparência,
aumentando lábios, afinando narizes e deixando nossa pele impecável.
O fato é que os dados em torno do assunto merecem nossa atenção. Segundo a Academia
Americana de Cirurgiões Plásticos, a motivação de 55% das pessoas que decidiram fazer uma rinoplastia é o desejo de sair melhor nas selfies. E o filtro potencializa a decisão, já que ao
aplicá-lo, a pessoa se enxerga (mesmo que de forma distorcida) “mais bonita” – e é o empurrão que faltava para a mudança.
Para além disso, a fixação por uma aparência perfeita representa riscos à saúde mental,
principalmente das gerações que nasceram na internet. É muito comum ver meninas que se
sentem desconfortáveis em apresentar sua imagem real, pois as pessoas que ela segue no
aplicativo são versões editadas e distantes da realidade. Influenciadoras e influenciadores
digitais têm um papel fundamental no adoecimento dos jovens: ao apresentar “novos
procedimentos estéticos”, mais aumenta a procura pela lapidação do corpo. Os cirurgiões
plásticos, por outro lado, oferecem permutas para os influencers, já que servirão de chamariz
para os seus consultórios. É um ciclo que nunca termina.
Felizmente, alguns movimentos surgem na contramão disso tudo. O Instagram decidiu banir os filtros que emulam cirurgias plásticas. Além disso, a rede social restringiu o alcance de
publicações sobre produtos de emagrecimento e procedimentos estéticos. O Tik Tok começa a derrubar propagandas de perda de peso. Há, também, um movimento chamado Body
Positivity, que enaltece cada vez mais os diferentes formatos e tamanhos de corpos existentes.
Que tal usar as redes para exaltar o que você tem de mais singular e positivo? Seja feliz, não
importa o que dizem da sua aparência!