Como o Instagram monta a sua aba Explorar

O Instagram certamente é uma das plataformas de mídia social mais populares do mundo. Para manter esse status, ela utiliza um sofisticado algoritmo para selecionar e recomendar conteúdo na aba Explorar. Seu objetivo é oferecer aos usuários uma experiência personalizada e engajadora. Este processo envolve uma combinação de técnicas de aprendizado de máquina (Machine Learning) e análise de dados para entender as preferências do usuário e apresentar conteúdo relevante, o que pode te prender o dia inteiro na frente da tela. Com isso, no entanto, fica a dúvida:

Como funciona a seleção de conteúdo para a aba Explorar do Instagram?

Podemos dizer que o algoritmo da aba Explorar do Instagram é um sistema complexo e sofisticado. Tudo se inicia com a coleta extensiva de dados de interações dos usuários. Esses dados, que incluem engajamento com posts, comportamento de navegação e conexões sociais, são processados e armazenados de forma estruturada. A partir daí, o algoritmo do Instagram aplica técnicas de mineração de dados e análise de redes sociais para identificar padrões de comportamento e preferências dos usuários.

Análise de conteúdo e modelagem de interesses com Machine Learning

Para compreender o conteúdo das postagens, o Instagram utiliza avançadas técnicas de processamento de linguagem natural (PLN) e visão computacional. A rede social, então, utiliza o PLN para analisar sentimentos, extrair tópicos e classificar textos. Enquanto isso, lança mão da visão computacional, frequentemente por meio de redes neurais convolucionais (CNNs), para identificar objetos, cenas e atividades nas imagens e vídeos. Essas análises ajudam a entender o contexto e o tema do conteúdo.

O Instagram então recorre a modelos de Machine Learning, tanto supervisionado quanto não supervisionado, para prever quais tipos de conteúdo são mais prováveis de engajar cada usuário. O app faz isso por meio de modelos de classificação e sistemas de recomendação. Sistemas assim utilizam técnicas como filtragem colaborativa e aprendizado profundo, considerando o que usuários com interesses semelhantes preferiram no passado.

Ranking de conteúdo: a seleção em si

O passo final é o sistema de ranking, que determina de fato quais conteúdos aparecem na aba Explorar de cada usuário. Este sistema leva em conta múltiplos fatores, como a relevância do conteúdo para os interesses do usuário, a recência das postagens e a probabilidade de engajamento. A plataforma, então, utiliza técnicas de otimização multiobjetivo para balancear diferentes critérios, como a diversidade do conteúdo e a satisfação geral do usuário.

O algoritmo é dinâmico e se ajusta continuamente com base no feedback dos usuários. Se determinados tipos de conteúdo são frequentemente ignorados ou engajam mais, o sistema utiliza aprendizado por reforço para ajustar os modelos e melhorar as recomendações de forma a personalizar ainda mais a experiência na plataforma.

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