Entenda o que é criptografia dos mensageiros

zap

Criptografia é um processo que permite proteger a privacidade e a segurança das informações transmitidas entre dois ou mais dispositivos diferentes. A criptografia é usada em muitos mensageiros para garantir que as mensagens trocadas entre usuários sejam confidenciais e protegidas de possíveis interceptações.

Existem dois tipos mais comuns de criptografia usados em aplicativos de mensagem: criptografia de ponta a ponta e criptografia de servidor.

Criptografia de ponta a ponta significa que as mensagens são criptografadas no dispositivo do remetente (de entrada) e somente podem ser descriptografadas (ou seja, traduzidas) no dispositivo do destinatário. Isso garante que somente as pessoas envolvidas na conversa possam ler as mensagens trocadas. O WhatsApp é um exemplo de aplicativo que usa criptografia de ponta a ponta.

Já a de servidor significa que as mensagens são criptografadas no dispositivo do remetente e enviadas para um servidor, geralmente a central de dados, onde são descriptografadas e enviadas “traduzidas” para o dispositivo do destinatário. Isso garante que as mensagens sejam protegidas durante o transporte, mas não impede que as mensagens sejam lidas pelo provedor daquele serviço. O Telegram é um exemplo de aplicativo que usa criptografia de servidor.

Independente da forma, o ideal é sempre ter responsabilidade no envio de conteúdos e ter 100% de certeza que o destinatário está esperando a sua mensagem.

LEIA MAIS:

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas
WordPress Ads