Cuidado com o golpe do Instagram; Saiba como se previnir

Um golpe pode tomar a sua conta do Instagram. E você nem vai descobrir como foi.


Que a internet é recheada de bandidos, todos nós sabemos. E cabe cada um saber como se prevenir. O golpe da vez é feito através dos stories e os alvos são seus amigos mais íntimos.

Tudo começa com o golpista, em posse de alguns dos seus dados, fechando a sua conta na operadora cadastrada, abrindo uma nova em nome de algum laranja e ficando com o seu número de celular. 

sad social media GIF by boy.betts
Seguidores, também fiquem atentos…

Como a autenticação de 2 fatores muitas vezes é ativada apenas por mensagem SMS, ele solicita a recuperação da conta do Instagram através deste método. Assim, não há muito o que você possa fazer quando ele finalizar a operação. Ele recebe o código, o app acredita se tratar de fato do proprietário e entrega o acesso

Agora, munido com a sua conta de usuário, você acaba ficando sem acesso ao app. Se o golpe for feito de madrugada, por exemplo, vai levar algumas horas até você conseguir avisar aos seus contatos.

E a paulada vai pra eles.

O criminoso começa a anunciar produtos nos stories se passando por você, com pagamento a ser realizado através de PIX. Como a conta PIX é de um laranja e as pessoas “te conhecem”, no desenrolar do papo e da confiança, acabam depositando e o dinheiro é perdido para sempre.

É um golpe mais sofisticado e demanda atenção dos seguidores para não caírem na cilada, mas o problema é facilmente contornável com uma dica que vou dar: sempre utilize autenticação de dois fatores através de um app externo!

Lá no nosso Instagram, o @tecnofanias, deixamos um vídeo ensinando como bloquear a sua conta com o Microsoft Authenticator. Para conferir, é só clicar aqui.

Quem conseguiu decifrar o método dos bandidos foi o José Alencar. O fio pode ser encontrado clicando aqui.

LEIA MAIS:

Afinal, qual é o melhor serviço de streaming de música? – Tecnofanias

A área do futuro: entenda o que faz cada tipo de programador (e como virar um) – Tecnofanias

Total
0
Shares
2 comentários
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Postagens relacionadas
WordPress Ads