Google anuncia Bard, ‘rival’ do ChatGPT

Depois do boom causado pelo ChatGPT, o Google entrou na onda com seu próprio chatbot com uso de Inteligência Artificial, o Bard. A tecnologia ainda está em fase de testes e foi anunciada pelo CEO da empresa, Sundar Pichai, pouco tempo após a Microsoft anunciar um pacote de investimentos de US$10Bi na empresa OpenAI, responsável pelo ChatGPT.

O Bard utiliza o Modelo de Linguagem para Aplicação em Diálogos (Language Model for Dialogue Applications – LaMDA) para responder a questões mais subjetivas, como o exemplo utilizado por Pichai no blog da empresa: “O que é mais fácil de aprender, piano ou violão?”. Segundo o chefe, o objetivo do Google é reunir informações diversas e complexas em formatos de fácil compreensão.

Exemplo disponibilizado pelo Google em seu blog.

Esse tipo de tecnologia não é estranha ao Google, que inclusive é o principal desenvolvedor do Transformer, modelo de machine learning utilizado pelo ChatGPT (o “T” vem daí). Apesar disso, a forma com que o anúncio foi feito, um dia antes do pronunciamento da Microsoft sobre a OpenAI e com o produto ainda em fase de testes, gera estranheza e parece uma resposta precipitada aos avanços do rival.

A Microsoft pretende, por sua vez, integrar o ChatGPT ao Bing, seu motor de busca. Embora seja difícil imaginar uma mudança radical no mercado por conta disso, ambas as gigantes sabem que a Inteligência Artificial é o futuro da tecnologia. A disputa para ver quem consegue avançar mais vai continuar. Nós agradecemos.

LEIA MAIS:

Total
0
Shares
3 comentários
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas
WordPress Ads