O que esperar do Metaverso em 2023?

2022 foi o ano em que o Metaverso definitivamente entrou em pauta. Esse universo virtualizado, que vem se estruturando aos poucos nos últimos anos, começou a entrar na esfera pública no final de 2021, com a mudança de nome do Facebook para Meta. Mas afinal, o que podemos esperar do Metaverso em 2023?

Em primeiro ponto, é preciso observar as tendências da área e o histórico de acontecimentos. O Facebook saltou na frente e pautou o debate, mas não foi sozinho. Companhias como NVIDIA, Google, Amazon e Microsoft também já estão buscando o desenvolvimento de tecnologias de Realidade Virtual, Realidade Aumentada e blockchain, as bases para o funcionamento do Metaverso.

Expansão em 2022

2022 é visto por especialistas como o ano de “expansão” desse novo universo. A bacharela em Direito pela UFBA, Thamires Figueiredo, ganhou as manchetes por ser a primeira brasileira a defender seu TCC no Metaverso. Até mesmo o mercado imobiliário já se instalou com sucesso no ambiente.

Entrevista de Thamires Figueiredo ao programa Área 101, da Rádio Metrópole.
Perspectivas para 2023

Com as bases já estabelecidas, a expectativa é de voos maiores em 2023. O ano já começou com o Metaverso sendo tema de discussão no Fórum Econômico Mundial, em Davos. O objetivo das autoridades é a criação de regras para garantir a segurança e a democratização para os usuários.

Para a Nokia, o Metaverso é o futuro da tecnologia, com potencial para desbancar até mesmo os smartphones. Já Bill Gates enxerga a questão de forma mais pragmática: para ele, o Metaverso não será um agente transformador do mundo, e sim a Inteligência Artificial.

Em meio a tanto burburinho, 2023 parece ser o ano chave para o Metaverso. As gigantes da tecnologia não param de investir, a exemplo dos óculos de RV/RA da Apple e dos avatares desenvolvidos pelo Zoom. No entanto, esse movimento não será para sempre. A Meta, por exemplo, já acumula US$20 Bi em prejuízo com a iniciativa.

A julgar pelas demissões em massa que ocorreram entre as Big Techs, a torneira não ficará aberta por muito tempo. Ou o Metaverso emplaca em 2023, ou corre o risco de ficar marcado na história como um bilionário voo de galinha.

LEIA MAIS:

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas
WordPress Ads