O que é FPS e como ele é utilizado nos games

o que é fps

Você já se perguntou o que é taxa de quadros e por que ela é importante para a qualidade dos jogos? Então aperta os cintos que nós, do Tecnofanias, vamos explicar o conceito de taxa de quadros – popularmente conhecida como FPS -, como ela é medida e quais são os fatores que influenciam o seu desempenho.

Como funcionam os Fame Per Seconds (FPS)

A taxa de quadros, também chamada de FPS (frames per second), é a quantidade de imagens que são exibidas em um segundo na tela. Cada imagem é chamada de quadro (ou frame), e quanto maior for o número de quadros por segundo, mais fluido e realista será o movimento do vídeo ou jogo.

A taxa de quadros ideal depende do tipo de conteúdo que você está assistindo ou jogando. Por exemplo, filmes geralmente são gravados com 24 FPS, enquanto programas de TV podem ter 30 ou 60 FPS. Já nos jogos, a taxa de quadros pode variar muito dependendo da configuração do hardware, da resolução da tela e dos efeitos gráficos. O ideal para um jogo ser considerado “fluido” é rodar a 60 FPS.

A taxa de quadros também está relacionada com a frequência da tela, que é a capacidade do monitor ou TV de atualizar as imagens. A frequência da tela é medida em hertz (Hz), que significa ciclos por segundo. Por exemplo, uma tela de 60 Hz pode exibir até 60 quadros por segundo, enquanto uma tela de 120 Hz pode exibir até 120 quadros por segundo.

No entanto, nem sempre a taxa de quadros e a frequência da tela estão sincronizadas. Isso pode causar problemas como tearing, que é quando a tela mostra partes de dois ou mais quadros ao mesmo tempo, criando uma linha horizontal que divide a imagem. Para evitar esse problema, existem tecnologias como o V-Sync, que limita a taxa de quadros para igualar a frequência da tela, ou o G-Sync e o FreeSync, que ajustam a frequência da tela para acompanhar a taxa de quadros.

LEIA MAIS:

Confira 3 fones de ouvido para diferentes tipos de bolso (e economize no processo) – Tecnofanias

Twitter muda logo para foto do Doge; entenda – Tecnofanias

Total
0
Shares
1 comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas
WordPress Ads