Conteúdos sobre o futurismo e tecnologia

Tecnofanias

Na temporada de estreia do podcast Tecnofanias você vai aprender que a tecnologia pode ser um instrumento para precarizar as condições de trabalho ou aumentar o desemprego. São episódios narrados por Allysson Raia com uma linguagem de som cinematográfica. Coloque seu fones e tenha uma boa viagem!

No episódio 2 do Tecnofanias, vamos tratar de algo incômodo, mas real: o desemprego causado pela automatização de funções. Porteiro, ascensorista, garçom… Toda e qualquer função tem condição de ser substituída por algum tipo de tecnologia. Mas… o que fazer quando o avanço tecnológico é mais veloz do que o progressos dos sistemas de aprendizagem?


O ano é 1770. Para além do nascimento de Beethoven, pouquíssimas coisas marcaram a memória de quem vivia na Europa e, mesmo num ano ordinário como muitos outros, nascia também algo extraordinário que mudaria o que entendemos por inteligência artificial. Mas não de uma forma positiva. Conheça a incrível história do turco mecânico de Wolfgang von Kempelen, que impressionou a rainha da Hungria e derrotou de Napoleão a Benjamin Franklin. Descubra como ele deu nome para um regime de trabalho exploratório, baseado no trabalho mecânico, que favorece algumas big techs.