Calma, Bill Gates não criou o 5G pra monitorar a sua vida. Pelo contrário: a tecnologia vem justamente para melhorar a vida dos usuários de telefonia móvel.
Se você costuma usar internet na sua rotina, sabe como a conexão móvel pode ser instável. Além das velocidades nem tão boas assim e pacotes que muitas vezes não suprem a necessidade, jogar ou assistir a um vídeo na rua são tarefas hercúleas.
Agora, parece que as coisas vão mudar: a frequência 5G foi oficialmente lançada no Brasil na madrugada desta quarta-feira (06) e, por enquanto, apenas para Brasília. A promessa, por enquanto, é que todas as capitais do país tenham acesso até o final do ano.
O que muda?
A principal diferença da rede 5G para a 4G/3G é a velocidade de conexão. Enquanto que as tecnologias atuais permitem velocidades médias de 18 mb/s, a 5G consegue atingir velocidades de mais de 1 gb/s.
Além disso, para quem curte jogar na rua, a taxa de resposta entre o servidor do jogo e o celular diminui muito, reduzindo drasticamente a quantidade de “lag”.
Eu posso usar?
Não é todo aparelho que tem acesso à conexão. Para isso, é preciso que o modelo que você utiliza possua a “antena” que consegue atingir a frequência 5G. Da Apple, os aparelhos a partir do 12 (e o modelo SE) conseguem a conexão. Usa Android? Então dê uma pesquisada em ‘nome do aparelho + 5G’ no Google e descubra se a novidade já está disponível.
LEIA MAIS: