Artigos na Wikipédia podem influenciar decisões judiciais, diz MIT

homem de terno e gravata segura balança da justiça

Toda pessoa com menos de 30 anos já deve ter utilizado uma pesquisa na Wikipédia, a maior enciclopédia da internet, para referenciar um trabalho de escola. Que mal há, não é mesmo? Ser consultada para decisões judiciais, por outro lado, não parece ser muito recomendável. Mas acontece.

Casos jurídicos que aparecem na Wikipédia são citados nos autos com frequência 20% maior do que os que não aparecem, apontou um estudo de pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (o famoso MIT), em conjunto com a universidade Maynooth, na Irlanda. A tendência é ainda maior quando se tratam de casos que apoiam a decisão do juiz. Que conveniente!

Sede da Suprema Corte da Irlanda, referência para o experimento.

O levantamento foi feito da seguinte maneira: estudantes de Direito publicaram na Wikipédia cerca de 75 artigos sobre decisões da Suprema Corte irlandesa. Em seguida, os pesquisadores mediram a frequência na qual esses casos eram citados em decisões judiciais recentes e se a linguagem utilizada era similar.

Essa descoberta é ainda mais significativa para países como Irlanda e Estados Unidos, que utilizam o sistema jurídico conhecido como Common Law, onde a jurisprudência pode valer até mais do que a própria lei. Já pensou se vira moda?

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas
WordPress Ads