Trabalhar com games: quais as profissões envolvidas?

Trabalhar com o que gosta é uma meta de quase todo mundo, não é mesmo? Isso explica a crescente procura pelo mercado de games. Afinal, se tem uma coisa que o brasileiro gosta, é de games. Segundo a Pesquisa Game Brasil 2022, 74,5% dos brasileiros joga algum tipo de jogo digital, e, dentre eles, 76,5% afirmam que os games são sua principal forma de entretenimento.

O crescimento dos smartphones como plataforma de games é um fator importante no crescimento do setor, que continua com tendência de crescimento. Você gosta da área, mas ainda não sabe o que fazer para trabalhar com jogos? Confira aqui no Tecnofanias as principais profissões do mundo dos games:

Pro player

Seria o jogador de e-sports o “jogador de futebol” da geração Z, o sonho de toda criança? Não se sabe ao certo, mas o interesse em jogar profissionalmente teve um boom na última década. Competições transmitidas ao vivo na internet e até na TV, premiações milionárias e o estrelato enchem os olhos de quem quer se tornar um pro player.

O caminho é complicado, no entanto. Não basta apenas talento – com tanta concorrência, é preciso ter a oportunidade correta.

Designers

Do outro lado das telas, com muito menos prestígio, estão os responsáveis por fazer dos jogos o que eles são. Os designers são responsáveis pela parte operacional dos games, como estrutura, roteiro, personagens, cenários, identidade visual, etc. A área dos designers de games é ampla, tendo espaço para qualquer profissional do design. No entanto, especialistas costumam se destacar.

Desenvolvedores e Programadores

Para dar vazão ao que é concebido pelos designers, existe o time de desenvolvedores e programadores. São eles que codificam o conteúdo dos jogos na linguagem a ser lida pelos consoles. Os programadores possuem uma função vital para a indústria dos games: são eles que desenvolvem os recursos de segurança para impedir (ou, ao menos, mitigar) a pirataria dos jogos.

Dubladores, intérpretes e tradutores

Mais um grupo muito importante por trás das cortinas. Os tradutores são os responsáveis por adaptar o conteúdo da sua língua original para outras, o que permite a comercialização dos jogos para mercados em todo o mundo. Os intérpretes e dubladores dão vida aos personagens com fala, sendo muito importantes na construção do personagem em si. Por conta disso, fazem sucesso entre os fãs mais dedicados das franquias de games.

Cargos de Gestão

Por fim, uma função importantíssima que está envolvida em todos os aspectos: a gestão. Aqui estão inclusas todas as profissões administrativas, como as diretorias, os corpos de conselho, os setores de marketing, de recursos humanos, os treinadores, etc. Com a profissionalização e o crescimento da área, todos ganham mais oportunidades.

Curte games e quer saber mais sobre a área, com objetivo profissional ou não? Acompanhe o Tecnofanias!

LEIA MAIS:

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas
WordPress Ads