Como configurar a Autenticação de dois fatores

A invasão de perfis pessoais no Instagram para fingir a venda de eletrodomésticos é uma entre várias táticas de criminosos digitais. A prática, que se popularizou recentemente, mostra o quanto devemos nos preocupar com a segurança online. Como proteger suas contas dos hackers? Uma solução para isso é a autenticação de dois fatores.

A autenticação de dois fatores é uma camada extra de segurança ao fazer login nas suas contas. Funciona assim: ao digitar as informações de login e senha, o usuário é obrigado a fornecer outra informação (o segundo fator, por isso o nome “dois fatores”), a qual apenas ele tem acesso.

No caso dos aplicativos bancários, por exemplo, a autenticação é feita por um código numérico, fornecido por um token instalado no celular do usuário. Já no caso das redes sociais, como Instagram e Facebook, o mais comum é sincronizar o app em um aplicativo de autenticação terceiro, que fornece o código para os usuários.

Grandes empresas do ramo, como Microsoft, Google e Cisco, possuem autenticadores. Além dos códigos numéricos, dados biométricos como impressão digital e scanner de íris dos olhos são utilizados na autenticação.

Para programar a autenticação de dois fatores nas suas redes sociais, basta ir nas configurações de cada rede, em segurança -> autenticação de dois fatores e escolher qual autenticador deseja sincronizar. É importante também fortalecer o outro fator de segurança.

Configurações de segurança do Instagram.

LEIA MAIS:

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas
WordPress Ads